Se você está abrindo uma startup provavelmente já percebeu que existem variadas formas de investimentos para esse tipo de negócio, mas entre as mais conhecida atualmente, estão as Venture Builders e as Aceleradoras.
O que pode não ficar tão claro, em um primeiro momento, é se realmente há alguma diferença entre os dois modelos, mas nós podemos te garantir que sim, e tirar as suas dúvidas de uma vez por todas.
Aceleradoras: Networking é a palavra de ordem
As aceleradoras são empresas que têm como objetivo investir no desenvolvimento rápido das startups até que elas atinjam seu ponto de equilíbrio, pois esse é o momento em que conseguem se tornar independentes, pagando suas contas com a própria receita.
Porém nas aceleradoras o processo de investimento é focado na capacitação dos empreendedores, oferecendo cursos e treinamentos aos envolvidos, e na realização do networking, abrindo portas e conectando-os com as pessoas e empresas certas.
Normalmente, este processo leva de 3 a 8 meses, e como retorno elas recebem uma parte acionária da startup.
Venture Builders: É hora de colocar a mão na massa
A principal diferença entre as venture builders e aceleradoras, são que as V.B. são muito mais operacionais, ou seja, colocam a mão na massa mesmo.
Se a sua empresa de investimento é uma venture builder, provavelmente eles ajudarão com o design do modelo de negócios da sua statup, o planejamento de marketing para colocar o seu produto/serviço no mercado, e também com toda a área de recursos humanos necessária para colocar tudo em prática.
Em resumo, as venture builders disponibilizam o seu recurso próprio para a ascensão da startup, e apesar de apoiar, o networking não é cem por cento da sua prioridade quanto nas aceleradoras.
Porém, normalmente com todo esse serviço disponibilizado, elas obtém uma participação majoritária da empresa na fase inicial.
O que acha? Aqui na Spacemoon nós podemos ajudá-lo a descobrir qual o melhor modelo para o seu negócio. Venha tomar um café com a gente e falar sobre como levar a sua startup para o próximo nível.