Aceleradoras ou Venture Builders?Descubra qual o melhor modelo de investimento para o seu negócio

mkt Blog, Venture Builder Leave a Comment

Se você está abrindo uma startup provavelmente já percebeu que existem variadas formas de investimentos para esse tipo de negócio, mas entre as mais conhecida atualmente, estão as Venture Builders e as Aceleradoras. 

O que pode não ficar tão claro, em um primeiro momento, é se realmente há alguma diferença entre os dois modelos, mas nós podemos te garantir que sim, e tirar as suas dúvidas de uma vez por todas. 

Aceleradoras: Networking é a palavra de ordem

As aceleradoras são empresas que têm como objetivo investir no desenvolvimento rápido das startups até que elas atinjam seu ponto de equilíbrio, pois esse é o momento em que conseguem se tornar independentes, pagando suas contas com a própria receita. 

Porém nas aceleradoras o processo de investimento é focado na capacitação dos empreendedores, oferecendo cursos e treinamentos aos envolvidos, e na realização do networking, abrindo portas e conectando-os com as pessoas e empresas certas. 

Normalmente, este processo leva de 3 a 8 meses, e como retorno elas recebem uma parte acionária da startup. 

Venture Builders: É hora de colocar a mão na massa

A principal diferença entre as venture builders e aceleradoras, são que as V.B. são muito mais operacionais, ou seja, colocam a mão na massa mesmo. 

Se a sua empresa de investimento é uma venture builder, provavelmente eles ajudarão com o design do modelo de negócios da sua statup, o planejamento de marketing para colocar o seu produto/serviço no mercado, e também com toda a área de recursos humanos necessária para colocar tudo em prática.

Em resumo, as venture builders disponibilizam o seu recurso próprio para a ascensão da startup, e apesar de apoiar, o networking não é cem por cento da sua prioridade quanto nas aceleradoras. 

Porém, normalmente com todo esse serviço disponibilizado, elas obtém uma participação majoritária da empresa na fase inicial.

O que acha? Aqui na Spacemoon nós podemos ajudá-lo a descobrir qual o melhor modelo para o seu negócio. Venha tomar um café com a gente e falar sobre como levar a sua startup para o próximo nível. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *