BUROCRACIA X INOVAÇÃO

mkt Inovação Leave a Comment

A gente sabe que aqui no Brasil, principalmente no setor das startups, a burocracia tem impedido muitas empresas de se desenvolverem, ou até mesmo de abrirem as portas para começar a trabalhar. 

Quando falamos em “burocracia”, quase que no mesmo momento pensamos em demora ou dificuldade, no excesso de documentos necessários para conseguir abrir uma empresa ou mantê-la em funcionamento. 

Segundo Banco Mundial, apenas no nosso país, os empreendedores e gestores das empresas gastam em média 2 mil horas por ano em questões burocráticas e pagamentos de impostos, ao invés de focar seus esforços na gestão do seu negócio.  

Mas além da dificuldade burocrática no país para novos empreendimentos, existe também o impedimento da inovação em empresas já existentes. 

Você saberia dizer o quanto de burocracia seus colaboradores enfrentam na sua empresa?

A gente sabe que a burocracia é necessária para manter a ordem, mas existem momentos em que ela pode prejudicar a capacidade de inovação do seu negócio.

É possível mensurar as vantagens de diminuir a burocracia na sua empresa, e isso pode facilitar a implementação de ideias inovadoras. Primeiramente você precisa identificar os custos que ela traz para a organização, que segundo a Harvard Business Review (HBR),  pode se encaixar em um desses 7 níveis de burocracia: 

1 – Inchaço: Excesso de membros na gerência e administração.

2- Fricção: excesso de processos para a tomada de decisões.

3 – Insalubridade – muito tempo gasto em processos internos de comunicação e formalização

4 – Desempoderamento – pouca autonomia para o colaborador 

5 – Aversão ao risco – muitas barreiras e restrições internas para enfrentar riscos

6 – Inércia – dificuldade de gerar mudanças proativas

7 – Política – muito foco dedicado a ganhar poder e influência

A HBR disponibilizou um teste onde você consegue identificar qual o nível burocrático da sua empresa e algumas maneiras de reduzi-lo. 
Dessa forma você poderá entender melhor o quanto você está gastando em tempo e dinheiro por causa desses obstáculos e quais processos possuem mais incômodos do que vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *