Coworking: conheça os principais benefícios do escritório compartilhado

mkt Blog, Inovação Leave a Comment

No dia do coworking, entenda porque cada vez mais pessoas escolhem esse ambiente de trabalho

*Por Manuel Toledo

Em uma economia na qual a colaboração vem se tornando palavra de ordem, é natural que os ambientes profissionais chamados de coworking estejam em alta. De acordo com o Censo Coworking Brasil, o país já conta com mais de 1000 escritórios compartilhados, que disponibilizam quase 90 mil estações de trabalho.

A proposta desses locais é integrar pessoas de diferentes áreas para realizarem suas atividades profissionais em um mesmo espaço, no qual é possível alugar uma ou mais mesas. Seja para autônomos, startups ou pequenas empresas convencionais, o coworking se apresenta como uma ótima alternativa para quem busca dinamismo e otimização para suas tarefas. Além da redução de custos em comparação ao escritório tradicional, a possibilidade de interação com outros profissionais também é um dos grandes atrativos do coworking. Confira abaixo uma lista com essas e outras vantagens desse ambiente de trabalho!

Colaboração e Networking

O coworking é um modelo de trabalho que propicia o compartilhamento de experiências, a colaboração e o networking. O ambiente integrado e descontraído é ideal para a troca de ideias e impulsiona a inovação e a geração de negócios, estabelecendo um senso de comunidade.  Da interação entre profissionais de diferentes perfis, nascem tanto soluções para problemas comuns a todos, como parcerias de sucesso. Por exemplo, se um advogado decide trocar o home office por um coworking, com certeza ele encontrará diversos clientes em potencial no seu próprio local de trabalho, pois em algum momento os colegas precisarão de apoio jurídico para suas empresas.

Motivação e criatividade

Coworkings combinam com uma rotina leve e dinâmica. Os espaços são projetados de maneira quase lúdica, com cores, detalhes e mobiliários que favorecem a criatividade. Lounges e salas de descompressão incentivam a convivência harmoniosa entre um trabalho e outro.  Tudo é planejado para criar uma atmosfera de motivação e produtividade, o que contrasta bastante com a monotonia e a procrastinação que um profissional pode enfrentar no home office.

Redução de burocracia e custos

Estima-se que um coworking proporcione uma economia de 85% nos gastos mensais em comparação a um escritório individual. Só com esse número, já podemos ver o impacto que essa opção causa no caixa de uma pequena empresa ou de um profissional autônomo. O compartilhamento de recursos comuns como internet, luz, água, telefonia, limpeza e materiais de escritório é uma forma inteligente de otimizar despesas e liberar verbas para serem alocadas em ações capazes de impulsionar o crescimento do negócio. Além da economia financeira, ao optar por um coworking, o profissional também poupa tempo e dor de cabeça. Não há nenhum tipo de burocracia para se instalar nesses espaços, basta contratar a estação de trabalho, levar o seu computador e começar a produzir.

Endereço comercial

O endereço fixo e a estrutura de um escritório contribuem para uma imagem profissional mais sólida. Ter um local apropriado para receber clientes e parceiros reforça a maturidade e a credibilidade do negócio. Geralmente, coworkings são estrategicamente posicionados em áreas de fácil acesso e grande circulação de pessoas, facilitando o deslocamento e a visibilidade. Quanto ao espaço interno, oferecem a estrutura necessária para a realização de reuniões, treinamentos e eventos.

Mais foco

Uma pesquisa global sobre coworking revelou que 68% dos coworkers melhorou seu foco com essa modalidade de trabalho e 64% reduziu a procrastinação. Apesar da descontração característica desses espaços, o coworking contribui para o aumento da produtividade por liberar o profissional de tarefas mais operacionais e deixá-lo livre para executar atividades mais estratégicas.

Coworking na prática

Agora que você já conhece os benefícios do escritório compartilhado, deve estar se perguntando o que fazer para adotar esse novo estilo de trabalho. Visite os espaços disponíveis em sua região e compare as vantagens oferecidas. Escolher um coworking vai além de analisar itens como localização, custos e infraestrutura. Busque um ambiente que tenha sinergia com os seus objetivos e veja o seu negócio decolar.

*Manuel Toledo é diretor e sócio da SpaceMoon, primeiro coworking com aceleração da baixada santista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *