Quando falamos em Cultura de Startup, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça?
Quase certeza que você pensou em mesas de jogos, salas de descanso, roupas despojadas, horários flexíveis… enfim, os benefícios diferenciados adotados pelas empresas de inovação.
E você não está totalmente errado, esses elementos realmente estão presentes em muitas startups, mas a base da cultura vai muito além disso. Ela é a essência da empresa!
Não é aquele modelo rígido que por décadas esteve no ambiente empresarial, de missão, visão e valores. A cultura da empresa, não pode estar apenas no papel, ou em uma página no site, ela deve ser vivida, deve ser o DNA da empresa.
Afinal, as melhores do mundo não se tornaram as melhores apenas por seus produtos/serviços, e sim pela forma que trabalham. Por sua equipe entender o propósito da empresa, e ajudar seus líderes a alcançarem os objetivos.
Agora como criar a cultura da minha startup?
Nós não temos uma fórmula certa pra você, mas temos algumas questões que podem ser levadas em consideração.
Comece por você, se você é o CEO da empresa, pergunte-se: Qual a sua forma de se comunicar? Como você gostaria que mundo visse a sua empresa? Qual o tipo de profissional que você busca? O quanto a vida pessoal deles é importante?
Externar esses seus pensamentos podem contribuir para criar a cultura da sua startup e criar um ambiente admirável para se trabalhar.
Se quiser dar uma espiadinha, a Netflix há um tempo compartilhou alguns itens da sua cultura, veja aqui
Quais são as principais características da cultura startup?
- menos hierarquia e mais autonomia dos funcionários;
- agilidade na tomada de decisão ;
- valorização do colaborador;
- liderança criativa;
- não ter medo de errar;
- propósito em resolver problemas dos usuários;
- foco em promover experiências;
- mais transparência;
- incentivo às relações interpessoais;
- atitudes em pauta.
Entendeu o porque faz ter a cultura da sua startup muito bem desenhada é super importante? Ela pode fazer uma grande diferença no seu crescimento!