Você já ouviu falar em Corporate Venture Builder?

mkt Blog Leave a Comment

O Corporate Venture Builder tem o objetivo de levar à grandes empresas uma alternativa que saia dos tradicionais programas de aceleração e aproximá-los às startups, com o intuito de trazer inovação e resultados satisfatórios para ambas. 

Ele é a resposta à pergunta que muitos empresários têm se feito nos últimos anos: Como posso inovar e buscar novos negócios, dentro de uma empresa de grande porte já consolidada no mercado?

Essa questão está cada vez mais frequente, devido ao crescimento exponencial de startups de sucesso, como Netflix, Nubank, Spotify e muitas outras que estão sendo lançadas diariamente, fazendo com que os executivos das empresas tradicionais passem a se sentir ameaçados e virarem seu foco para a direção da inovação! 

Até pouco tempo essas corporações direcionavam seus esforços para atualização e otimização de processos, mudanças essas que geralmente não são completas e funcionam melhor a longo prazo, fazendo com que o empresário busque uma nova maneira mais rápida de modernizar a sua corporação e fazer com que ela seja perceptível ao mercado.

Tendo em vista a dificuldade das grandes empresas em inovar e às startups de conseguirem investidores, foi criado o modelo Corporate Venture Builder.

O Corporate Venture Builder

Esse termo, que também pode ser usado como Corporate Venturing ou Venture Building as Service, é usado para descrever um alinhamento entre as corporações e a Startup, ou seja é a união da estratégia e investimento das grandes empresas com a agilidade e inovação da startup.

Para deixar ainda mais claro, as Venture Builders são organizações, também conhecidas como “Fábricas de Startups”, que utilizam sua infraestrutura: Marketing, jurídico, contabilidade e etc, pensando em melhorar o processo de inovação das startups diminuindo seus riscos. 

Quais benefícios o Corporate Venture Builder traz para empresas e startups?

Unir a sua empresa a startups e marcas de inovação podem trazer à sua corporação melhorias significativas com baixo custo e ótimos resultados, quando é claro, são utilizadas as estratégias corretas. Veja abaixo: 

Para Empresas:

  • Valoriza a marca: Se aproximar de startups traz à empresa uma percepção de modernidade e uma cultura de empreendedorismo que estimula novos negócios e oportunidades
  • Expande as operações comerciais: O que isso significa? Sua marca pode atingir novos mercados, pois a startups geralmente tem agilidade necessária para competir em outros setores. 
  • Soluções inovadoras para os seus problemas: Novas tecnologias, talentos e modelos de negócios podem resolver os problemas que já existiam dentro da corporação.  

Benefícios para as Startups:

  • O primeiro é fácil: Investimento e estrutura! O principal problema das startups é encontrar profissionais qualificados para ajudar a consolidar sua entrada no mercado, e recursos financeiros para alcançar o sucesso. Ao unir-se com uma empresa, esses obstáculos são ultrapassados, pois as empresas podem disponibilizar os profissionais que tragam mais conhecimento e estratégias, além de auxiliar a startup em novas linhas de crédito e financiamento.
  • Credibilidade: Estar em parceria com uma empresa renomada, pode facilitar a construção e aceitação da sua, além de criar ótimas oportunidades para sua entrada no mercado.

Na Spacemoon nós conectamos empreendedores e empresas ao ecossistema de startups e apoiamos o desenvolvimento de projetos e negócios de forma acelerada, então podemos auxiliar a sua empresa a encontrar a melhor forma de inovação! Vamos conversar? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *